top of page

TUVALU: “A JORNADA EM BUSCA DA SOBERANIA DIGITAL”

  • Foto do escritor: Mariele Santos
    Mariele Santos
  • 17 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de ago. de 2024


A altitude máxima da ilha situa-se a meros cinco metros acima do nível do mar, e nos próximos decênios, existe a possibilidade de que todo o território seja submerso pelas águas.



Atol Funafuti, Tuvalu. Imagem, Sean Gallagher para The Guardian.


O governo tuvaluano está decidido a salvaguardar sua autonomia e está embarcando em uma transformação digital abrangente, que engloba desde a geografia do território até os elementos culturais da sua população. No final de 2022, anunciou uma ousada “transferência” do país para o metaverso.


Os cerca de 11 mil habitantes estão comprometidos em preservar sua identidade como nação. Para atingir esse objetivo, almejam o título de “primeira nação digital do mundo”, planejando digitalizar não apenas a configuração física das ilhas, mas também as danças tradicionais dos habitantes. O propósito é possibilitar que a população participe digitalmente até mesmo dos processos eleitorais.


Em novembro, a Austrália assinou um acordo para receber os refugiados climáticos de Tuvalu, que perderão seu território. A crise climática não é uma novidade, com as autoridades de Tuvalu alertando globalmente sobre a urgência de ações há anos. Em 2009, na COP 15, o representante Ian Fry fez um apelo emotivo aos países em desenvolvimento para assumirem compromissos na redução de emissões, afirmando que “o destino do meu país está em suas mãos”. Doze anos depois, em 2021, o ministro Simon Kofe fez uma intervenção marcante na COP 26, discursando dentro do mar e ressaltando que todos estão enfrentando os impactos, independentemente do momento em que serão sentidos.


Ministro de Tuvalu grava vídeo para COP26 de dentro do mar para alertar que ilha está desaparecendo. — Foto: Governo de Tuvalu/Redes sociais.


Apesar dos apelos por metas mais ambiciosas no combate à crise climática, as projeções de aumento da temperatura global e elevação do nível do mar permanecem inalteradas. Durante a COP 28 em Dubai, Tuvalu apresentou os progressos do projeto “Futuro Agora”. Simon Kofe revelou que o país mapeou tridimensionalmente suas 124 ilhas, está desenvolvendo um passaporte digital para facilitar casamentos e participação em eleições online, e investiu na infraestrutura nacional de comunicações.


Além do mapeamento digital, as autoridades tuvaluanas estão consultando a população sobre o que desejam “preservar”. Em setembro deste ano, a definição de Estado na Constituição de Tuvalu foi alterada para assegurar que, dentro do contexto histórico, cultural e jurídico, o país permanecerá perpetuamente no futuro, apesar dos impactos das alterações climáticas ou de outras causas que resultem na perda do território físico. Doze nações, incluindo as Bahamas e o Gabão, já reconheceram essa nova definição de estado, enquanto o primeiro-ministro Kausea Natano reforça que a soberania de Tuvalu é inegociável.


Ilustração, The Guardian.


Com a ascendência do mundo digital sobre o físico, surgem indagações antropológicas sobre como a não adaptação cultural pode ser influenciada por essa transição, especialmente em contextos de migração forçada. Em meio a essa evolução, Tuvalu destaca-se como uma nação que busca pioneiramente a digitalização para enfrentar a iminente ameaça de desaparecimento físico. Ao adotar medidas inovadoras, Tuvalu não apenas responde aos desafios climáticos, mas também se posiciona no limiar de uma nova era, onde a preservação cultural encontra nas ferramentas digitais uma esperança de continuidade em face da incerteza física.


Como a transição para o metaverso desafia os conceitos tradicionais de soberania e identidade, especialmente no contexto de Estados historicamente definidos por território físico?

REFÊRENCIAS


PAULO, Paula Paiva. Tuvalu, país que pode ser engolido pelo mar e tenta sobreviver como nação digital. g1, 08 dez. 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/12/08/tuvalu-conheca-o-pais-que-pode-ser-engolido-pelo-mar-e-que-tenta-sobreviver-como-nacao-digital.ghtml>. Acesso em: 05, janeiro de 2024.


GOVERNO DE TUVALU/REDES SOCIAIS. Vídeo do ministro de Tuvalu na COP 26. Novembro de 2021. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=uuKSBV8YOqI>. Acesso em: 05, janeiro de 2024.


Comments


bottom of page